Manutenção elétrica

Manutenção elétrica preventiva

A manutenção elétrica preventiva tem um papel fundamental nas empresas, pois é capaz de evitar acidentes e problemas causados pelo mau funcionamento de máquinas e instalações, como incêndios e paradas inesperadas. Infelizmente, muitas organizações brasileiras só dão importância ao assunto depois que a falha já ocorreu e trouxe prejuízos, que poderiam ter sido evitados. Para que isso não ocorra, é fundamental conhecer a importância da manutenção elétrica preventiva para a sua empresa. Confira:

Manutenção elétrica preventiva
A manutenção preventiva tem como objetivo reduzir ao máximo as probabilidades de falha nos sistemas elétricos da empresa. É um tipo de intervenção planejada, na qual os profissionais fazem uma inspeção geral, os ajustes necessários, promovem a conservação de máquinas e instalações elétricas, corrigem possíveis problemas, antes que eles provoquem danos mais extensos e paradas na produção.

Vantagens da manutenção elétrica preventiva
A implantação de um programa eficaz de manutenção elétrica preventiva inclui o agendamento de inspeções de rotina e diagnóstico de equipamentos, garantindo que os sistemas elétricos da indústria sejam constantemente avaliados. Assim, problemas mais simples e aparentemente irrelevantes são detectados com antecedência, evitando trocas de peças de reposição caras e paradas inesperadas nas linhas de produção. Segurança no ambiente de trabalho Com a manutenção em dia, as empresas conseguem diminuir o risco de incêndios nas instalações elétricas, choques em fios desencapados ou por contato indireto, além de curto-circuito em motores e equipamentos de potência, proporcionando um ambiente de trabalho bem mais seguro para seus colaboradores. Maior confiabilidade dos sistemas elétricos A manutenção elétrica preventiva é a melhor forma de elevar a confiabilidade dos equipamentos e sistemas elétricos de uma indústria. Além disso, todas as intervenções necessárias para inspeção e correções são previamente agendadas e não interferem na produtividade da empresa. Essa ação reduz bastante a possibilidade de falhas e interrupções, já que as inconformidades detectadas são corrigidas antes de provocarem problemas maiores e contribuem para que não ocorram atrasos nas entregas dos produtos, garantindo a confiabilidade de sua entrega dentro do prazo acordado com o cliente. Segurança Patrimonial Quando a indústria adota um programa de manutenção com foco na prevenção, contribui significativamente para a redução de problemas em instalações elétricas, transformadores, linhas de produção, motores, entre outros equipamentos que podem sofrer com sobreaquecimento, o que pode provocar incêndios. Além da avaria dos próprios equipamentos afetados, o fogo pode destruir completamente o local de trabalho, trazendo enormes prejuízos para a indústria e seus colaboradores. Portanto, investir em um programa preventivo de manutenção é a garantia de manter não só a segurança patrimonial como também dos funcionários da empresa.

Conheça outros tipos de Manutenção Elétrica
Manutenção Elétrica Preditiva
É o tipo de manutenção que determina as condições de funcionamento dos sistemas elétricos, de acordo com o levantamento de dados sobre o desgaste e as condições de operação das máquinas/equipamentos. A manutenção preditiva pode ser equiparada a uma inspeção detalhada, para acompanhar as reais condições dos sistemas elétricos da empresa, que tem os principais objetivos:
• Reduzir o risco de falhas;
• Impedir a extensão de problemas detectados durante a inspeção;
• Aumentar a vida útil de equipamentos e componentes;
• Elevar o grau de desempenho das máquinas e linhas de produção;
• Analisar e predizer a necessidade de manutenção de máquinas e peças.

Manutenção Elétrica Corretiva
A manutenção corretiva só é acionada quando o defeito já aconteceu, exigindo a substituição de componentes e equipamentos que levaram à falha ou pane no sistema elétrico da empresa. Nesse caso, todos os reparos necessários são executados sem nenhum planejamento prévio e em caráter emergencial. Os custos com o conserto de equipamentos, substituição de peças e com horas extras da equipe de manutenção são mais altos. Além disso, as intervenções de emergência provocam a parada de uma linha de produção ou de um escritório, implicando em perdas e atraso na entrega de produtos, provocando prejuízos.

Prevenir é a melhor opção
Portanto, percebe-se que a manutenção elétrica preventiva é, de longe, a modalidade mais indicada para as indústrias, pois evita surpresas desagradáveis, possíveis acidentes e custos extras para as empresas com reparos emergenciais. A Inforrede tem as mais diversas soluções em Engenharia Elétrica para clientes corporativos, incluindo serviços de manutenção de alta confiabilidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!


Proximo post

Sobre o autor

Dale Blog Post Author Example
Thiago Oliveira

Fundou a OLITELECOM no ano de 2019 com intuito de levar um serviço de excelência ao Cliente. Com a missão de transforma a empresa referência no que faz, criando parcerias verdadeiras que transcendem o aspecto profissional.